Sobrevivendo nas Redes

O projeto busca fortalecer a cultura cívica no Brasil, oferecendo informações e estratégias para navegar de maneira informada nas redes sociais, evitando notícias falsas ou manipuladas, perfis falsos e polarização política.

Informação e Política
Duração: 2018 - 2018
Status: Concluído

O projeto “Sobrevivendo nas Redes” tem como o objetivo o fortalecimento da cultura cívica no Brasil ao oferecer informações e estratégias sobre como se informar de maneira mais qualificada nas redes sociais. Afinal, para sobreviver nas redes, é necessário aprender como as plataformas funcionam, identificar e não divulgar notícias falsas, como tentar proteger o espaço virtual da ação de perfis falsos, da formação de bolhas de opinião e polarização destrutiva.

Em 2018, foi lançado um livro “Sobrevivendo nas Redes: Guia do Cidadão”, com linguagem acessível, que pode ser usado por em casa, na escola ou por profissionais, com diversas informações sobre funcionamento das redes e como navegar nessas redes de forma mais equilibrada. Além disso, há uma página no Facebook com o compartilhamento de matérias e dicas.

O “Sobrevivendo nas Redes” é iniciativa da Plataforma Democrática, um projeto da Fundação Fernando Henrique Cardoso em parceria com o Centro Edelstein, e conta com a colaboração do InternetLab e do Monitor do debate político no meio digital (GPoPAI/USP).