Capa da revista Internet e Sociedade onde está escrito além do nome, 4ª edição e chamada aberta. A imagem está dividida ao meio. À esquerda o fundo é branco e à direita, azul.

Revista Internet&Sociedade abre chamada para submissão de trabalhos

Para a 4ª edição, serão aceitas submissões para dossiê temático sobre dados e políticas públicas, além de chamada aberta para os demais outros temas que contemplam o escopo da revista.

Notícias Institucional 27.08.2021 por Institucional

A revista Internet&Sociedade abre chamada para publicações para sua quarta edição. Neste novo número, além de trabalhos (artigos, resenhas, traduções e produções artísticas) sobre os múltiplos temas que compõem a agenda de debates acadêmicos no campo de internet e sociedade, publicaremos um dossiê temático sobre dados e políticas públicas. O prazo para submissão de trabalhos é até 24 de setembro. Confira mais informações neste link.

Dossiê Temático Dados e Políticas Públicas

Todas as políticas públicas empregam algum esquema para tornar os cidadãos visíveis, legíveis e verificáveis para o Estado. Hoje, essa característica é combinada e aprimorada pelo processo de uso cada vez mais intensivo de dados e tecnologias para captá-los, combiná-los e produzir resultados a partir deles. Políticas de saúde, educação, transporte, assistência social, entre outras, estão se tornando cada vez mais informatizadas e dependem dos dados de beneficiários para a tomada de decisão.

Deste modo, o dossiê surge objetivando reunir artigos que abordem, de diferentes perspectivas e em diferentes campos das políticas públicas, questões envolvendo o uso de tecnologias digitais capazes de coletar e verificar grandes quantidades de dados, impactando no exercício de direitos – individuais, sociais, incluindo aqueles no ambiente digital.

Possíveis abordagens envolvem impactos diferenciais da dataficação da proteção social sobre as populações marginalizadas, impactos de políticas datificadas de saúde para a privacidade, o uso de dados de alunos e alunas, e temas relacionados à agenda da justiça de dados (data justice), discutida especialmente em estudos de desenvolvimento. 

Chamada aberta

Além do dossiê especial, estamos convocando artigos, resenhas, traduções e produções artísticas relacionadas aos múltiplos temas que compõem o escopo temático da revista.

Dentre eles, como habitualmente, estão: privacidade e proteção de dados; vigilância, monitoramento e controle social; liberdade de expressão; discurso de ódio e violência online; inteligência artificial; política e democracia digital, ativismo e movimentos sociais online; economia do compartilhamento; direitos autorais; entre outros. Confira os termos e como fazer a submissão.

Adicionalmente, também está aberta a chamada para fazer parte do corpo de pareceristas da revista — atividade que será remunerada. Basta preencher um formulário. Caso tenha sugestões ou dúvidas, envie e-mail para contato@revista.internetlab.org.br.

compartilhe