Antivírus: debates sobre tecnologia, direitos e a pandemia

Antivírus 24.03.2020 por Institucional

Diante da pandemia da COVID-19, o novo coronavírus, a internet — e as nossas vidas também fora dela — foram tomadas por discussões sobre sua evolução, possíveis tratamentos, medidas preventivas, ações políticas, efeitos econômicos e sociais. A COVID-19 é uma pandemia dos tempos da internet: é a informação que viraliza, é também a desinformação. Dados pessoais e dados públicos entram em jogo, a natureza dos nossos regimes de produção e disseminação do conhecimento entram em xeque. Debates online sobre a doença são vetores de preconceitos, e plataformas de internet se apressam em responder aos desafios que se põem dia após dia.

Para debater o papel das tecnologias digitais no combate à pandemia e questões relacionadas a políticas de internet e direitos digitais, estamos lançando o projeto Antivírus. A cada semana, vamos realizar um webinar, como vêm sendo chamados os eventos virtuais, sobre um tema diferente que será transmitido ao vivo no canal do InternetLab no YouTube. Os webinars vão virar podcasts, pra que possam ser escutados depois, nas muitas ocasiões que o isolamento cria.

Vamos também monitorar as principais discussões e decisões tomadas por governos, empresas, academia e organizações pertinentes a políticas de internet em relação à pandemia, e alimentar o Semanário, por meio da hashtag #COVID19. Junto dos webinars, vamos também publicar um conjunto de links relevantes.

Acompanhe o Antivírus

Antivírus 01 – Desinformação e informação na rede sobre a COVID-19
Antivírus 02 – Que ciência queremos?
Antivírus 03 – Acesso à Internet durante a crise
Antivírus 04 – Geolocalização é vigilância?
Antivírus 05 – Apps do governo e seus riscos
Antivírus 06 – A internet polarizou a pandemia?
Antivírus 07 – O STF reconheceu um direito à proteção de dados?
Antivírus 08 – Democracia sem as ruas
Antivírus 09 – Reconhecimento facial e discriminação
Antivírus 10 – Um papo sobre a #brequedosapps
Antivírus 11 – Desinformação: conteúdo ou comportamento?
Antivírus 12 – Transparência, acesso à informação e dados na pandemia
Antivírus 13 – Teorias da conspiração na internet

compartilhe