Imagem ilustrativa da capa do guia. Fundo na cor preta com ilustrações em formato de gosma se cruzando, como uma rede, nas cores verde, rosa e marrom. Círculo com o título dentro "Falando sobre ataques online e trolls.

Como lidar com trolls e falar sobre ataques online?

InternetLab e Redes Cordiais lançam guia para jornalistas e criadores de conteúdo com ferramentas para identificar, responder e reportar ataques online.

Notícias Informação e Política 17.06.2021 por Clarice Tavares e Ester Borges

Cotidianamente, presenciamos nas redes sociais ataques contra um usuário ou um grupo. Muitas vezes esses ataques são violentos, recorrentes e acabam por gerar reações negativas e desestabilizar o debate público. Uma outra faceta dessa situação envolve grupos historicamente subalternizados, como mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, que são mais vulneráveis a essas violências, sendo mais visados e também sofrendo ataques que podem se tornar mais graves.

Jornalistas e influenciadores, além de estarem mais expostos a esse tipo de violência por serem figuras públicas, são atores que podem ter um impacto significativo na publicização e amplificação desses ataques. Como pessoas atuantes e influentes nas redes sociais, são capazes de chamar atenção para determinados conteúdos e debates. Em razão do impacto de suas escolhas de comunicação, a forma como jornalistas e influenciadores reagem, respondem e reportam ataques online é central para minimizar danos e evitar a amplificação de narrativas violentas e extremistas ou de comportamentos trolls. 

No documento “Falando sobre ataques online e trolls: um guia para jornalistas e criadores de conteúdo na internet, o InternetLab e o Redes Cordiais chamam a atenção de jornalistas, influenciadores e produtores de conteúdos em redes sociais para as escolhas que eles têm em suas mãos. Para isso, buscou-se ponderar o que pode estar em jogo diante de ataques online de trolls e oferecer ferramentas para que decisões responsáveis possam ser tomadas.  

Imagem ilustrativa da capa do guia. Fundo na cor preta com ilustrações em formato de gosma se cruzando, como uma rede, nas cores verde, rosa e marrom. Círculo com o título dentro "Falando sobre ataques online e trolls: um guia para jornalistas e criadores de conteúdo na internet".

O guia traz informações sobre o que são trolls e o que são ataques online, seus impactos e os riscos associados ao poder de amplificação de jornalistas e influenciadores. Para ajudar comunicadores a falar sobre trolls nas redes, são apontadas algumas ferramentas para evitar a amplificação de conteúdo danoso, como o silêncio e a amplificação estratégica e a abordagem de minimização de danos, com alguns testes práticos que que jornalistas e influenciadores podem usar para avaliar a relevância e os riscos de falar sobre um fato ou não. 

Ainda, o material traz dicas práticas para as vítimas de ataques, como, por exemplo, guardar provas do assédio que possam ser usadas para denúncias formais, contar com uma rede de apoio, e contatar agências de checagem em casos que envolvam desinformação.

Confira o guia “Falando sobre ataques online e trolls: um guia para jornalistas e criadores de conteúdo na internet” aqui.

compartilhe