Quem Defende Seus Dados?

O projeto do InternetLab em parceria com a Electronic Frontier Foundation (EFF) avalia como diversas empresas de internet protegem dados de seus usuários.

Privacidade e Vigilância
Duração: 2016 - em andamento
Status: Em andamento

O InternetLab em parceria com a Electronic Frontier Foundation (EFF) desenvolve o projeto Quem Defende Seus Dados?” (QDSD?), versão brasileira da pesquisa estadunidense “Who has your back?“. O projeto avalia como diversas empresas de internet protegem dados de seus usuários.

A periodicidade da pesquisa é anual e possui o objetivo de avaliar em que medida as empresas provedoras de acesso à Internet no Brasil (tanto nas categorias móveis quanto banda larga fixa) se comprometem a proteger os dados de seus usuários. Foram elaboradas 6 categorias que basicamente avaliam: (i) o comprometimento público com obediência à lei; (ii) adoção de práticas e posturas pró-privacidade do usuário; e (iii) transparência sobre as práticas e políticas adotadas.

A metodologia é adaptada à realidade jurídica do Brasil. Ao decorrer do projeto, recebemos feedback e informações adicionais de algumas empresas para ajustar a metodologia e estabelecer os resultados para a divulgação final.

Os relatórios completos de cada ano podem ser encontrados no portal Quem Defende Seus Dados?, em português ou em inglês.