Economia do compartilhamento e seus desafios regulatórios

Institucional
Duração: 2017 - 2017
Status: Concluído

No contexto das disputas surgidas com a chegada de empresas da chamada economia do compartilhamento no Brasil, uma equipe do InternetLab buscou identificar os desafios e possíveis alternativas para regular esses novos modelos de negócios, com foco em mobilidade urbana. O projeto, financiado pela Fundação Ford, foi organizado em três frentes: uma pesquisa científica, um evento de mobilização da sociedade civil e a organização de um livro sobre o “estado da arte” do debate sobre economia do compartilhamento no Brasil.

A pesquisa científica, voltada à regulação do transporte em São Paulo, buscou responder a seguinte pergunta: como foi construído o modelo regulatório do transporte público individual e quais as razões para regular esse setor? Apresentamos os resultados da pesquisa nos espaços de participação do governo e da sociedade civil, buscando contribuir para o debate regulatório. Além disso, realizamos o evento Novas tecnologias e suas possibilidades na cidade, com a presença de representantes da academia, do governo, e da sociedade civil, para discutir temas relacionados ao papel das novas tecnologias na cidade.

O produto final do projeto é o livro “Economias do compartilhamento e o direito, publicado em Outubro de 2017 pela Editora Juruá, que reúne artigos inéditos de especialistas de diversas áreas sobre assuntos relacionados à economia do compartilhamento, além da tradução de um ensaio de Juliet Schor (Boston College) e uma entrevista com Ricardo Abramovay (FEA/USP).