Diálogos InternetLab

Série de entrevistas com especialistas internacionais sobre temas atuais e relevantes da agenda de políticas de internet.

Institucional
Duração: 2015 - 2017
Status: Concluído

A equipe do InternetLab conduziu uma série de entrevistas com especialistas internacionais sobre temas atuais e relevantes da agenda de políticas de internet. O objetivo é disponibilizar insumos para essas discussões, promovendo o debate e criando condições para o amadurecimento ainda maior desse campo de pesquisa no Brasil.

A primeira entrevistada foi Barbara van Schewick, professora da Stanford Law School e coordenadora do Center for Internet and Society na mesma instituição, uma das maiores especialistas no tema de neutralidade da rede no mundo e referência no debate sobre políticas públicas e controle de arquiteturas de rede.

Também conversamos com o Prof. Hans-Jörg Albrecht, diretor do Instituto Max Planck de Direito Penal Estrangeiro e Internacional em Friburgo (Alemanha), sobre retenção obrigatória de dados – obrigações, estabelecidas em lei, de guarda de metadados gerados na utilização de meios de telecomunicação – para fins investigativos.

A professora Julia Powles, da Universidade de Cambridge, foi a terceira entrevistada e abordou os principais resultados e conflitos que surgiram a partir da implementação da decisão sobre direito ao esquecimento na Europa, oferecendo subsídios para uma análise crítica dos casos emblemáticos brasileiros e sobre projetos de lei sobre o tema em tramitação no país.

Amie Stepanovich, diretora de políticas públicas dos Estados Unidos na ONG dedicada a direitos digitais Access Now, foi a quarta entrevistada da série, e respondeu questões relacionadas a diversos assuntos: desde o funcionamento da criptografia e a importância dessa técnica de segurança até a utilização de técnicas controversas de investigação (que colocam o Estado na posição de hacker) e bloqueios de aplicações de internet.

Toda as entrevistas estão disponíveis na íntegra, no canal do YouTube do InternetLab, e transcritas em relatórios (em português e inglês) reunidos abaixo.