Preencha seus dados e receba nossa newsletter

InternetLab lança ‘ESPECIAL Apps para Crianças’

Crianças já constituem um terço dos usuários de Internet no mundo. No Brasil, 82% das crianças acessam a rede. Para muitos deles, a interação se dá principalmente com os mundos de entretenimento criados por aplicativos de jogos, desenhos e músicas, com os quais têm contato desde muito cedo a partir de celulares e tablets.

Em comemoração ao Dia das Crianças, nós fomos explorar esses mundos virtuais que constituem grande parte da infância de hoje. Nosso objetivo foi jogar luz sobre as práticas das empresas responsáveis pelos mais populares apps infantis do Brasil, tanto em matéria de utilização de recursos interativos (publicidade, compras no app, direcionamento a redes sociais), como de tratamento de dados pessoais. A pesquisa será lançada nos dias 16, 17 e 18 de outubro, em posts no blog do InternetLab.

 

Para começar a conversa: papo ao vivo sobre apps e crianças dia 16/outubro, 11h, em nosso perfil no Facebook!

Para o lançamento do ESPECIAL Apps para Crianças, está marcado para o dia 16 de outubro, às 11h, a realização de uma conversa ao vivo no Facebook entre o diretor do InternetLab Francisco Brito Cruz e a Beatriz Cardoso, diretora do Laboratório de Educação e conselheira do InternetLab.

A preocupação com a experiência de crianças online já vêm sendo anunciada há muito tempo. Diversos estudos têm sido realizados ao redor do mundo para entender melhor como o uso da internet afeta o desenvolvimento de crianças, para que se reflita quais as responsabilidades de pais, empresas e até do Estado nesse novo ambiente altamente tecnológico. A nossa pretensão é contribuir com o avanço desse debate no Brasil, construindo pontes entre diferentes campos do conhecimento, como a educação.

 

O que nós fizemos em nossa pesquisa?

Nós analisamos 20 aplicativos para crianças com base nas seguintes perspectivas:

1. Recursos interativos: Que tipos de recursos de interatividade são encontrados em apps infantis? A que as crianças são provocadas quando utilizam os apps? Os termos de uso e as políticas de privacidade informam sobre esses recursos? Essas funcionalidades exigem autorização dos pais para serem utilizadas pelas crianças?

2. Consentimento: Como é feita a obtenção de consentimento sobre a política de privacidade? É possível visualizá-la antes de utilizar os apps? Elas estão em português? São específicas do aplicativo? 

3. Transparência sobre as práticas e políticas adotadas: As políticas de privacidade informam quais dados são coletados e para quê são usados? Elas informam quais dados são compartilhados, com quem e com qual finalidade? Elas informam sobre as medidas de segurança adotadas para a proteção de dados? Elas informam sobre os mecanismos e possibilidades de exclusão de dados de seu banco de dados?

Cada um desses eixos de preocupação gerou posts que divulgaremos nos dias 16, 17 e 18 de outubro.

 

Quais aplicativos selecionamos e como?

No dia 25 de setembro de 2017, nós consultamos a lista de apps mais populares naquele dia nas lojas brasileiras do iTunes e da Google Play Store. Primeiro, nós selecionamos os 5 aplicativos de jogos de classificação indicativa livre (ou idade a partir de quatro anos) com ranqueamento mais alto; os apps direcionados para adolescentes, “+9” ou “+13”, ficaram de fora. A seguir, selecionamos os 5 aplicativos pedagógicos mais baixados em ambas as lojas no mesmo dia, nas categorias “Educação” e “Ensino” respectivamente, cujo conteúdo é direcionado a crianças. 

Confira a lista dos apps que foram avaliados!

Mais Baixados
iTunes Google Play
Snake vs. Block
Snake vs. Block
Subway Surfers
Subway Surfers
Cover art
Once upon a tower
Cover art
Pou
Cover art
Super Mario Run
Cover art
Slither.io
Cover art
Perguntados
Cover art
Meu Talking Tom
 

Cover art

Football Strike

Cover art
8 Ball Pool
Top Educação
iTunes Google Play
Play Kids
PlayKids: Aprender Brincando
Cover art
Duolingo: Inglês e Espanhol
Cover art
Galinha Pintadinha: Músicas e Jogos para crianças
Cover art
Sweet Baby Girl Doll House – Play, Care & Bed Time
Patati
Patati Patatá
Cover art
Creche Sweet Baby Girl 4
Toca
Toca Kitchen Monsters
Cover art
O Show da Luna! Jogos e Vídeos
Cover art
Os Pequerruchos
Princesa Tailor
Jogos Boutique Princesa Tailor

Apesar de o universo de aplicativos analisados ser pequeno, trata-se de um universo emblemático – os apps infantis mais populares neste momento. Nossa preocupação foi explorar qualitativamente esses aplicativos e fomentar a discussão sobre as práticas do setor entre os apps melhor sucedidos em termos de disseminação no Brasil.

 

Equipe envolvida neste projeto: Francisco Brito Cruz (francisco@internetlab.org.br), Jacqueline de Souza Abreu (jacqueline@internetlab.org.br) e Maria Luciano (maria.luciano@internetlab.org.br). Colaboraram: Dennys Antonialli e Pedro Lima.