Preencha seus dados e receba nossa newsletter

Quem Defende Seus Dados?

O InternetLab em parceria com a Electronic Frontier Foundation – EFF desenvolve o projeto Quem Defende Seus Dados?” – QDSD?, versão brasileira da pesquisa estadunidense “Who has your back?”. O projeto avalia como diversas empresas de internet protegem dados de seus usuários.

A periodicidade da pesquisa é anual e, na edição de 2016, o objetivo foi  avaliar em que medida as empresas provedoras de acesso à Internet no Brasil (tanto nas categorias móveis quanto banda larga fixa) se comprometem a proteger os dados de seus usuários. Foram elaboradas 6 categorias que basicamente avaliam: (i) o comprometimento público com obediência à lei; (ii) adoção de práticas e posturas pró-privacidade do usuário; e (iii) transparência sobre as práticas e políticas adotadas.

A metodologia é adaptada à realidade jurídica do Brasil. Ao decorrer do projeto, recebemos feedback e informações adicionais de algumas empresas para ajustar a metodologia e estabelecer os resultados para a divulgação final.

O relatório completo pode ser encontrado no portal: http://quemdefendeseusdados.org.br/pt/ (em português) ou http://quemdefendeseusdados.org.br/en/ (em inglês).