Compras de tecnologia e inovação

A pesquisa examinou compras governamentais de tecnologia educacional, apontando desafios e sugestões de melhorias. A análise considerou procedimentos nacionais e internacionais que impactam a criação de produtos inovadores para a educação, levando em conta o tipo de aquisição e contexto institucional.

Informação e Política
Duração: 2015 - 2015
Status: Concluído

A pesquisa “Compras de tecnologia e inovação pelos órgãos públicos de educação: análise de entraves e propostas para aquisição” buscou mapear os processos e modelos de compras governamentais na área de tecnologia e inovação para a educação, com foco na identificação dos principais gargalos existentes nos procedimentos analisados. A partir daí, foram apresentadas propostas ou recomendações de mudanças desses mesmos modelos.

O estudo foi feito para a Iniciativa para Inovação na Educação Brasileira (IIEB), com base na análise dos procedimentos de compras públicas usados na área educacional em experiências nacionais e internacionais. Para tanto, buscamos identificar o contexto institucional das compras, e realizamos entrevistas com gestores públicos e empreendedores da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. Assim, foi possível avançar na identificação de fatores que interferem no desenvolvimento de produtos de tecnologia e inovação para a educação e que variam conforme o tipo de compra realizada e o contexto institucional em que se encontram.

O relatório final, fruto dessa pesquisa, foi publicado pelo InternetLab em dezembro de 2015 e está disponível aqui.