Quem Defende Seus Dados? – Lançamento relatório 2016

Notícias 26.04.2016 por Juliana Ruiz

Hoje (26/04), em parceria com a Electronic Frontier Foundation – EFF, o InternetLab lançou o projeto “Quem Defende Seus Dados?” – QDSD?, versão brasileira da pesquisa estadunidense “Who has your back?”. O lançamento do relatório de 2016, primeira versão do projeto no Brasil, contou com a presença de Kurt Opsahl, vice-presidente da EFF e advogado, que abriu o evento contando sobre o desenvolvimento do projeto nos Estados Unidos e na América Latina.

O objetivo do projeto desta primeira edição foi avaliar em que medida as empresas provedoras de acesso à Internet no Brasil, tanto de internet móvel quanto banda larga fixa, protegem os dados de seus usuários. Foram elaboradas 6 categorias que basicamente avaliam o: (i) comprometimento público com obediência à lei; (ii) adoção de práticas e posturas pró-privacidade do usuário; (iii) transparência sobre as práticas e políticas adotadas.

Toda a metodologia foi adaptada à realidade jurídica do Brasil. Ao decorrer do projeto, recebemos feedback e informações adicionais de algumas empresas e, assim, ajustamos a metodologia e os resultados para a divulgação final.

O relatório completo pode ser encontrado em: http://quemdefendeseusdados.org.br/pt/ (em português) ouhttp://quemdefendeseusdados.org.br/en/ (em inglês).

 

Foto por Fernando Banzi
QDSD_internetLab_22
Foto por Fernando Banzi
Parte da equipe do InternetLab. Fotos por Fernando Banzi
Parte da equipe do InternetLab.
Fotos por Fernando Banzi
compartilhe