Imagem com fundo preto com a frase "Black Mirror" centralizada em branco com rachaduras em algumas letras que compõe a frase, dando um efeito de espelho quebrado.

Núcleo de Direito, Internet e Sociedade da USP publicará resenhas dos episódios da série ‘Black Mirror’

Notícias 14.11.2017 por Thiago Oliva

As novas tecnologias transformam de maneira crescente a forma como as pessoas se relacionam, modificando dinâmicas políticas, cognitivas e sociológicas. Além disso, criam aparatos de controle cada vez mais sofisticados que viabilizam novas formas de vigilância e manipulação por parte do Estado e de agentes de grande poder econômico.

A partir de episódios da série Black Mirror, criada por Charlie Brooker e exibida pelo Channel 4 e Netflix, os integrantes do Núcleo de Direito, Internet e Sociedade (NDIS) da Faculdade de Direito da USP discutiram, ao longo do semestre, a relação de episódios envolvendo um futuro distópico com debates e conflitos atuais na área de políticas de Internet.

Com a finalidade de compartilhar essas reflexões, o InternetLab fará, a partir da próxima sexta-feira (17), a série de postagens Black Mirror: distopias, realidades e políticas de Internet. Serão dez resenhas, preparadas pelos atuais membros do NDIS, comentando diversos episódios da série. Elas serão publicadas às terças e quintas, do dia 17 de novembro ao dia 19 de dezembro. Acompanhe os temas:

 

17.11 – Episódio “The National Anthem” (S01 E01) – Resenha

21.11 – Episódio “Hated in the Nation” (S03 E06) – Resenha

23.11 – Episódio “The Entire History of You” (S01 E03) – Resenha

28.11 – Episódio “Nosedive” (S03 E01) – Resenha

30.11 – Episódio “The Waldo Moment” (S02 E03) – Resenha

05.12 – Episódio “Be Right Back” (S02 E01) – Resenha

07.12 – Episódio “White Christmas” (S02 E04) – Resenha

12.12 – Episódio “Shut Up and Dance” (S03 E03) – Resenha

14.12 – Episódio “San Junipero” (S03 E04) – Resenha

19.12 – Episódio “White Bear” (S02 E02) – Resenha

 

Sobre o NDIS

Conduzido por meio de uma parceria com o InternetLab, o Núcleo de Direito, Internet e Sociedade (NDIS) é uma atividade de cultura e extensão da Faculdade de Direito da USP (FDUSP) oferecida desde o segundo semestre de 2012. Sua intenção é promover reflexões sobre os desafios impostos ao direito pelos avanços da tecnologia, sobretudo no campo da Internet. As atividades de pesquisa do NDIS privilegiam o estudo de políticas públicas e regulação, aproximando as áreas de direitos fundamentais e sociologia jurídica. Os temas abordados variam: em semestres anteriores, o NDIS ofereceu módulos sobre privacidade, liberdade de expressão, deep web, direito e Internet no cinema, a obra “Code v.2.0” de Lawrence Lessig, revenge porn e violência de gênero na Internet. Além disso, o NDIS também realiza eventos na FDUSP e participa de audiências e consultas públicas. É possível acompanhar as atividades do NDIS pelo seu grupo, pela sua página no Facebook e na Wikiversidade.

No módulo oferecido neste semestre, os integrantes do NDIS participaram de encontros realizados para debater episódios da série Black Mirror e textos de leitura obrigatória. Foram discutidas as distâncias e aproximações entre os episódios e as leituras, selecionadas a partir de bibliografia das áreas jurídica, sociológica e de ciência política, nacional e internacional. Desta forma, passando por diferentes perspectivas e disciplinas, o grupo foi instado a refletir sobre os impactos de tecnologias da informação e comunicação na vida social e política e as discussões regulatórias que surgem nesse contexto.

compartilhe