Neutralidade da rede: uma entrevista com Barbara van Schewick

Notícias 16.12.2015 por Francisco Brito Cruz

Barbara van Schewick, professora da Stanford Law School e coordenadora do Center of Internet and Society na mesma instituição, veio ao Brasil para uma série de eventos organizados sobre neutralidade da rede. A professora éuma das maiores especialistas no tema de neutralidade da rede no mundo: seu livro Internet Architecture and Innovation é hoje uma referência no debate sobre políticas públicas e controle de arquiteturas de rede, e seus artigos têm influenciado substancialmente o debate sobre a regulação da neutralidade da rede nos EUA e em outros países.

Entre seus diversos compromissos no Brasil, van Schewick sentou por quase uma hora com Francisco Brito Cruz, diretor do Internet Lab, e Pedro Ramos, pesquisador associado do Internet Lab, para conversar sobre o estado da arte da discussão sobre neutralidade da rede no Brasil e no mundo. A entrevista abarcou temas como o atual momento do debate acadêmico e regulatório sobre neutralidade da rede no mundo; os avanços feitos nos EUA sobre a regulação da neutralidade da rede, e como isso pode influenciar o debate brasileiro; qual o modelo de tratamento agnóstico proposto por Barbara van Schewick em sua obra, e cujo conceito têm influenciado a regulação em diversos países; quais as consequências e as possíveis respostas regulatórias para o zero-rating; e quais os próximos desafios para pesquisadores no campo da regulação da arquitetura da rede.

A entrevista está disponível na íntegra em vídeo (abaixo), e também transcrita no relatório preparado pelo Internet Lab (abaixo). Esse trabalho soma-se a diversas inciativas que tem sido promovidas no Brasil para aprofundar o campo de discussão sobre neutralidade da rede. O tema, que era pouco conhecido da academia brasileira até poucos anos atrás, tem cada vez mais atraído a atenção de pesquisadores de diversas escolas e especialidades, e cada vez mais a pesquisa brasileira têm avançado no sentido de buscar responder às questões emergentes do debate para além de discursos simplistas e meramente ideológicos. Com esse trabalho, o Internet Lab espera disponibilizar um importante insumo para essas discussões, promovendo ainda mais o debate e criando condições para o amadurecimento ainda maior desse campo de pesquisa no Brasil.

Vídeos:

Entrevista em texto (clique na imagem para acessar):

 bvs

compartilhe