InternetLab debate tecnologia e mobilidade com vereadores em SP

Notícias 17.08.2015 por Beatriz Kira, Pedro de Paula e Rafael Augusto Ferreira Zanatta

Pesquisadores do InternetLab participaram, no dia 10 de agosto, de diálogo na Câmara dos Vereadores de São Paulo sobre os serviços de transporte individual na cidade e a “legalidade” de novas plataformas tecnológicas como o Uber. O encontro, denominado “Segunda Paulistana“, tem como objetivos ouvir os diversos atores envolvidos em questões polêmicas no Município e pensar em soluções conjuntas, sem caráter deliberativo.

Foto de pessoas sentadas em uma mesa de debate. Na primeira fileira, estão sentados quatro homens. Na mesa atrás, está sentada uma mulher e um homem está agachado ao lado dela, conversando.
InternetLab participa de debates com vereadores na Câmara Municipal de São Paulo.

O pesquisador Pedro de Paula abriu o debate na Câmara apresentando resultados parciais da pesquisa “Economia do compartilhamento e seus desafios regulatórios no país” e apontou alguns critérios considerados relevantes para um modelo regulatório do transporte individual de passageiros, tais como questões de responsabilidade civil, trabalhistas, tributárias, previdenciárias, entre outras. A apresentação teve como base a pesquisa comparativa de estratégias para regulação de empresas que operam por meio da intermediação de serviços de transporte por plataformas tecnológicas.

O debate contou com a participação de vereadores, do Promotor de Justiça Silvio Marques, de representantes de taxistas, de empresas de tecnologia e intermediação (Uber, 99Taxis e EasyTaxi), e do especialista em engenharia de tráfego, Sergio Ejzenberg. As discussões tiveram tom acalorado e com posicionamentos entrincheirados por diferentes grupos de interesse.

Vale lembrar que a Câmara dos Vereadores já aprovou em primeira votação o PL 349/2014, que proíbe o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para transporte remunerado de pessoas. A proposta deve ir para segunda votação no início de setembro, e, se aprovada, ficará pendente de sanção pelo prefeito Fernando Haddad.

O InternetLab está acompanhando as discussões e reitera seu compromisso com um debate regulatório qualificado, a serviço do interesse público.

Por Beatriz Kira, Pedro de Paula e Rafael Zanatta

compartilhe