Estão no ar os vídeos do evento “Novas tecnologias e suas possibilidades na cidade”

Notícias 08.12.2015 por Francisco Brito Cruz

Como as novas tecnologias de informação e comunicação transformam as relações sociais, econômicas e políticas nas cidades? Qual é o impacto dessas inovações tecnológicas nas formas como pensamos e experimentamos a participação política, a mobilidade e a vida nas cidades? Quais as tensões regulatórias geradas pelas novas economias digitais e pelas plataformas de colaboração e negociação de bens e serviços entre pares? Estas foram algumas questões tratadas no evento “Novas tecnologias e suas possibilidades na cidade“, realizado pelo InternetLab em 24 e 25 de setembro deste ano, no Instituto dos Arquitetos do Brasil, em São Paulo.

O evento foi aberto por uma palestra inicial do professor Carlo Ratti, arquiteto, engenheiro e diretor do Senseable City Lab do Massachusetts Institute of Technology – MIT. Ratti indicou caminhos e possibilidades de usos das novas tecnologias no planejamento urbano através dos últimos resultados de suas pesquisas e experimentos.

O seminário reuniu empresários, membros do governo, acadêmicos e ativistas para um debate interdisciplinar. No segundo dia, foi proposto um um diálogo para identificar os principais problemas sociais, políticos e jurídicos gerados pelas novas tecnologias em três aspectos da vida urbana: (i) participação política, (ii) mobilidade urbana e (iii) moradia e planejamento.

Todas as mesas foram registradas em vídeo e encontram-se disponíveis abaixo, onde também reproduzimos a programação do evento.

VÍDEO 1 – Keynote speaker: Carlo Ratti (Diretor do Senseable City Lab do Massachusetts Institute of Technology – MIT).

VÍDEO 2 – Painel sobre cidades, participação social e tecnologia:

Vinicius Russo (Núcleo Digital)
Weber Sutti (SMDU/Prefeitura de S. Paulo)
Gabi Agustini (Olabi)
Ricardo Abramovay (FEA-USP)

VÍDEO 3 – Painel sobre políticas de planejamento urbano e novas tecnologias:

Bruno Lewicki (AirBnb)
Regina Meyer (FAU-USP)
Diogo R. Coutinho (FD-USP)
Tomas Wissenbach (SMDU/Prefeitura de S. Paulo)

VÍDEO 4 – Painel sobre políticas de mobilidade e novas tecnologias:

Ciro Biderman (SPTrans)
Thais Lima (Institute for Transportation & Development Policy – ITDP)
Daniel Guth (Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo)

O seminário foi parte integrante do projeto “economia do compartilhamento e seus desafios regulatórios no Brasil”, executado pelo Lab com financiamento da Fundação Ford, e em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil.

compartilhe