De olho no IGF 2015: novo documento de trabalho

Notícias 19.03.2015 por Nahema Nascimento Falleiros

A questão “como aperfeiçoar as instituições responsáveis pela gestão global da Internet após o NetMundial?” não é fácil de ser respondida, mas é essencial – especialmente diante da aproximação do Internet Governance Forum 2015, que ocorrerá em João Pessoa, em novembro.

A pesquisadora associada do InternetLab Nahema Nascimento Falleiros produziu um working paper que mapeia os diversos pontos de vista sobre a questão, a partir, principalmente, do livro Beyond NetMundial: The Roadmap for Institutional Improvements to the Global Internet Governance, que ainda não tem tradução para o português.

Organizada pelos professores William J. Drake and Monroe Price, do “Internet Policy Observatory” – centro de pesquisa ligado à Escola de Comunicação Annenberg da Universidade da Pensilvânia (EUA) –, a publicação cumpre um papel fundamental. Sistematiza, no conjunto de seus quinze artigos, as principais questões que orientam uma determinada agenda de propostas para a formulação de novos modelos de governança da Internet no cenário pós-NetMundial.

O texto deve interessar como porta de entrada ao leitor que está buscando familiarizar-se com o tema de governança da Internet, ou ainda aquele que, já envolvido com as discussões, gostaria de ter acesso a uma sistematização dos pontos levantados pelo livro.

O working paper está ligado à pesquisa em governança da Internet que Nahema está desenvolvendo no projeto Incubadora de Pesquisa no InternetLab.

Baixe-o clicando na imagem abaixo.

Imagem da capa do Working Paper "De olho no Igf 2015". O fundo do documento é vermelho, o logo do InternetLab está no canto inferior esquerdo e o Título do documento, no canto superior direito.

compartilhe