Instale nosso plugin para descobrir quem está tentando ganhar seu voto no Facebook

Em parceria com o WhoTargets.Me, estamos lançando uma ferramenta que monitora como as campanhas direcionam propaganda política para você no Facebook.

Notícias Informação e Política 05.07.2018 por Lucas Lago
Campanhas eleitorais mudaram

Campanhas eleitorais sempre foram desenhadas com o objetivo de conseguir votos dos eleitores. Para isso, as práticas de coletar dados para conhecer a audiência e moldar os discursos a partir de quem se quer atingir sempre foram estratégias empregadas por campanhas eleitorais. Todavia, com a expansão da internet e das redes sociais, não só esses bancos de dados se expandiram, como também passou a ser possível microdirecionar os anúncios. Isso quer dizer que é possível direcionar mensagens muito específicas para diferentes audiências a partir de seus interesses pessoais, uma possibilidade que vem sendo explorada cada vez mais a medida que ferramentas de marketing digital estão disponíveis aos candidatos e candidatas.

Uma das formas de microdirecionar anúncios é por meio do impulsionamento de publicações no Facebook, que permite selecionar os usuários que irão receber uma propaganda com base em seus interesses. Para as eleições deste ano, a legislação eleitoral passou a admitir publicidade política na internet por meio do impulsionamento. Os usuários já estão recebendo anúncios de pré-candidatos que podem ter sido a eles direcionados com base nas páginas que ele curtiu no Facebook, por exemplo.

Você na mira: uma nova ferramenta para dar transparência às táticas das campanhas

Conhecer como e para quais públicos esses candidatos estão microdirecionando seus anúncios é importante para garantir um pleito eleitoral justo e mais transparente, coibir a manipulação de opiniões. Para isso, ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas em favor dos eleitores com o objetivo de garantir a transparência dessas campanhas.

O Você na mira é um projeto do InternetLab em parceria com o WhoTargets.Me, organização inglesa que tem desenvolvido ferramentas tecnológicas para monitorar o “microdirecionamento” de propaganda política no Facebook. Ele surge como uma alternativa de empoderamento do cidadão frente a nova realidade das campanhas eleitorais, além de ser um instrumento de monitoramento e coleta de dados de pesquisa, fomentando a transparência e a conscientização.

Ele funciona como um plugin (ou extensão) do navegador Google Chrome ou do Firefox. 

Instale no Chrome     Instale no Firefox 

Após instalar a ferramenta, o usuário responde a algumas perguntas simples sobre si, que ajudarão a equipe do projeto a descobrir para quem as propagandas estão sendo impulsionadas. O plugin passa então a coletar todos os anúncios que o usuário visualizar e cria um banco de dados com eles. Com a extensão em funcionamento, será possível visualizar um pequeno ícone ao lado da barra de endereço. Ao clicar nele, o usuário terá acesso aos dados sobre quais as campanhas políticas que mais tem impulsionado anúncios para ele e a razão disso – ou seja, quais os seus interesses que tem sido usados para esse direcionamento.

Os dados demonstrados são uma junção entre os usuário consegue visualizar ao clicar em “Por que estou vendo isso?” no próprio anúncio no Facebook e o agregado produzido pelo plugin. Na medida em que os usuários utilizarem o plugin, a equipe do InternetLab também poderá ter acesso ao que as/os candidatas/os estão impulsionando no Facebook, e como eles estão fazendo isso. Ao agregarmos essas informações (sempre seguindo uma política de privacidade) é possível compreender quais recortes estão sendo utilizados para direcionar essas propagandas, o que ajudará a entender a racionalidade das campanhas eleitorais nesse novo momento. Iremos publicar estudos sobre tais dados, ajudando a jogar sobre táticas das campanhas.

Essa mesma ferramenta já foi utilizada em outros processos eleitorais com resultados animadores. Na Alemanha ela ajudou a entender como o partido nacionalista AfD e o partido verde direcionavam suas mensagens. Na Inglaterra, onde foi criada, ela é usada desde o Brexit, com uma parceria entre a organização responsável e o Oxford Internet Institute para a análise dos dados coletados. Ela também já está em funcionamento na Irlanda e deve ser utilizada nas eleições nos Estados Unidos esse ano.

Um dos principais objetivos do projeto é promover o debate sobre as campanhas durante as eleições, mas ele também abre espaço para uma discussão mais ampla sobre o uso do Facebook nesses contextos. Com a expansão no uso da internet e das redes sociais, sabemos que as campanhas eleitorais se apropriarão do ambiente digital, o que não é necessariamente condenável. Muito pelo contrário, isso permite a aproximação entre candidato e eleitor, e possivelmente barateia o custo da comunicação política.

O próprio Facebook tem implementado medidas para dar transparência aos anúncios políticos. A partir do novo recurso “Ver todos os anúncios”, ele permite que o usuário veja todo o conteúdo impulsionado por uma página e elimina, assim, os dark ads, anúncios visíveis apenas para determinado público. Esse recurso é fundamental, mas não esgota o escopo do projeto. Primeiro porque esse tipo de ferramenta não necessariamente fornece informações sobre para quem e como foram feitos os impulsionamentos. Segundo porque é necessário que existam outras formas de monitorar a transparência proporcionada pela plataforma. Além disso, é importante que, para além dos políticos, sejam monitorados outros anunciantes que podem acabar participando do processo eleitoral.

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O Você na Mira é um projeto do InternetLab em parceria com o WhoTargets.me. A página oficial pode ser acessada aqui.

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