Foto dos integrantes da Escola InternetLab 2017 no escritório do InternetLab.

Começou hoje a Escola InternetLab: “Para contar as histórias do futuro: jornalismo e políticas de Internet”

Notícias Informação e Política 03.04.2017 por Ana Luiza Araujo

[Baja para leer la versión en Español]

Começou hoje a primeira edição da Escola InternetLab: “Para contar as histórias do futuro: jornalismo e políticas de Internet”, voltada para jornalistas que querem escrever sobre mudanças sociais, políticas e culturais relacionadas com a expansão da tecnologia, sobretudo da internet.

Os eventos vão abranger temas como governança da internet, técnicas de jornalismo de dados, cibersegurança, privacidade,vigilância, liberdade de expressão, direitos autorais e violências e discriminação na Internet.

Clique aqui para acessar a programação.

A Escola contará com painéis e oficinas que discutirão os temas sob diversas perspectivas organizadas por palestrantes nacionais e internacionais como Kim Zetter, da Wired, e Jeff Larson, representante da ProPublica e indicado ao Pulitzer, além de participação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI). Também faz parte da programação o seminário “Contar histórias do futuro: diálogos sobre o jornalismo e a tecnologia”, realizado em parceria com a Faculdade Cásper Líbero.


Conheça os jornalistas, brasileiros e de toda a América Latina, que irão participar dos painéis oferecidos pela Escola entre os dias 2 e 14 de abril:

Imagem do mapa do Brasil em cinza, com destaque dos estados dos jornalistas participantes em roxo, apresentando foto e bibliografia de cada jornalista. São Paulo: Gabriely Araújo é formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e trabalhou como repórter na Folha de São Paulo; Tiago Abech é Editor de Texto na Rede Globo - TV Globo e faz pós graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Sociais (SENAC); Munise Vargas é chefe de reportagem do telejornal SBT Brasil e pós-graduanda no curso de Gestão da Comunicação Integrada (SENAC). Amazonas: Jéssica Botelho é mestranda em Ciência da Comunicação na Universidade Federal do Amazonas, trabalha como repórter na Rede Jornalistas Livres e é colaboradora do Coletivo Difusão. Rio de Janeiro: Gizele Martins vive na cidade do Rio de Janeiro, é jornalista na comunidade Favela da Maré, estudante de mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas na UFRJ. Distrito Federal: Gracielly Bittencourt é produtora e repórter do Núcleo de Programas Especiais da TV Brasil e pós-graduada em Comunicação e Política pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB; Ana Pompeu foi Secretária de Imprensa da deputada federal Luiza Erundina na Câmara dos Deputados e possui pós-graduação em Comunicação Política no Legislativo pelo Cefor. Paraná: Felipe Autran foi escritor do TecMundo e é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Santa Catarina: Ricardo Torres é pesquisador e candidato para doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina em tecnologia, Linguagem e Jornalismo da inovação. Rio Grande do Sul: Paula Minozzo é repórter no jornal Zero Hora e foi fellow no International Center for Journalists.

Imagem do mapa da América Latina em cinza, com destaques nos países dos jornalistas participantes em roxo, apresentando foto e bibliografia de cada jornalista. Colombia: Perla Castanho é editora de redes sociais na El Tiempo Casa Editorial e professora na Universidad Externado de Colombia. México: Claudia Abascal é jornalista de dados e repórter na Project on Organizing, Development, Education and Research. Possui mestrado em Jornalismo Investigativo, Dados e Visualização pela Universidad Rey Juan Carlos. Paraguai: Maximiliano Manzoni é jornalista na Kurtural e editor na El Surtidor. Recebeu em 2016 Premio Peter Benenson al Periodismo Comprometido con los Derechos Humanos e o Reconocimiento al Periodismo Amigo de la Niñez. Peru: Nelly Amancio é editora geral e fundadora da OjoPúblico, fundadora da Hacks/Hackers Lima, parceria da Investigative Reporters and Editors e colaboradora no Consorcio Internacional de Periodismo de Investigación. Equador: Susana Morán é jornalista na Revista Plan V e jornalista e Coordenadora de Comunicação na Fundamedios. Bolívia: Nelfi Reys trabalha como editora web e jornalismo de dados no Diario El Deber e é diplomada em jornalismo digital. El Salvador: Glenda Girón é editora na Revista Séptimo Sentido e professora na Universidad Doctor José Matías Delgado. Cuba: Gelsys Maria é escritora no Diário de Cuba e candidata a doutorado em Espanhol, língua e literatura na Universidad Complutense de Madrid. Argentina: Imanol Salvo é editor da Revista Jennifer, colaboradora freelancer na Rolling Stone, Diario Tiempo Argentino, Revista Flash Art International, Revista Dínamo e Revista No Retornabl; Maria Cecilia Toledo se formou em Comunicação Social na Universidad Nacional de La Plata, é assistente de comunicação no Foro de Periodismo Argentino e consultora de imprensa na Anistia Internacional Argentina.

Confira as fotos do primeiro dia:

Foto dos integrantes da Escola InternetLab 2017 no escritório do InternetLab.
foto Maike Wile
Foto dos integrantes da Escola InternetLab 2017 no escritório do InternetLab.
foto Mariana Valente
Foto dos integrantes da Escola InternetLab 2017 no escritório do InternetLab.
foto Mariana Valente
Foto dos integrantes da Escola InternetLab 2017 no escritório do InternetLab.
foto Mariana Valente

*** ESPAÑOL ***

Empezó hoy la primera edición de la Escuela InternetLab 2017 “Para contar las historias del futuro: periodismo y políticas de Internet” que está dirigida a periodistas brasileños y de otros países de Latinoamérica interesados ​​en contar historias sobre la transformación social, política y cultural resultante de la expansión de la tecnología e Internet.

Durante la Escuela se tratarán temas como gobernanza de Internet, técnicas de periodismo de datos, ciberseguridad, privacidad, vigilancia, libertad de expresión, derechos de autor y violencia y discriminación en Internet.

Haga clic aquí para acceder a la programación.

La escuela contará con actividades y talleres para discutir los temas desde diferentes perspectivas organizadas por invitados nacionales e internacionales como Kim Zetter, de Wired, y Jeff Larson, representante de ProPublica y nominado para el Pulitzer, además de la participación de la Asociación Brasileña de Periodismo Investigativo (ABRAJI).

También es parte del programa el seminario “Contar historias del futuro: diálogos sobre el periodismo y la tecnología“, realizada en colaboración con la Facultad Casper Libero.

Conozca arriba (en Portugués) los periodistas, brasileños y latinoamericanos,  que asistirán a la Escuela entre entre el 2 y 14 de abril.

compartilhe